Especialistas apresentam dicas para proteger a saúde vocal

André Apenburg, diretor médico da Otorrino Center (Divulgação)

Em abril, mês dedicado à voz, especialistas em saúde vocal fazem um lembrete dos cuidados regulares que precisamos manter com um dos órgãos fundamentais para a nossa qualidade de vida: a laringe. “Por ser um dos mais importantes atributos para a socialização e o desenvolvimento profissional, é preciso dedicar cuidados especiais com a voz, fazendo uso de ações preventivas e procurar um especialista, se aparecerem sinais de rouquidão e pigarro”, explica o otorrinolaringologista André Apenburg, diretor médico da Otorrino Center, empresa que integra o Grupo H+Brasil, uma das maiores holdings de saúde do país na área de multiespecialidades.

Especialistas que atuam no Núcleo de Atendimento em Distúrbios da Voz e Comunicação Humana da Otorrino Center apresentam uma série de dicas para proteger a laringe. Entre as principais recomendações estão fazer uma boa hidratação com água em pequenos goles ao longo do dia; falar em tom moderado e confortável e o mais próximo ao ouvinte para evitar competição sonora; evitar conversas em ambientes ruidosos e quadros gripais e, com isso, esforço vocal, sussurros e gritos; manter uma postura ereta, flexível e livre de tensões; usar roupas confortáveis que não comprimam o pescoço e o abdômen; evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas; manter-se distante de poeira, mofo, pelos de animais e odores fortes, bem como evitar o ventilador e o ar condicionado direcionado ao rosto; alimentar-se de forma leve e balanceada; praticar atividades físicas; e dormir uma quantidade de horas que seja suficiente para descansar todo o organismo.

Caso a voz seja seu instrumento de trabalho, é preciso redobrar a atenção, ingerindo uma maçã antes da atividade profissional, pois a ação adstringente da fruta limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras, realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento, e fazer repouso oral, de cinco a dez minutos após a sua ocupação.

O médico André Apenburg também recomenda ficar atento a qualquer alteração na voz, incluir o check-up vocal na rotina de exames e procurar sempre um especialista para deixar a sua saúde em dia. O “Dia Mundial da Voz” é comemorado em 16 de abril e a celebração foi iniciada no Brasil, em 1999, e passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a partir de 2003.

Lume Coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close